Acne, melasma e
cicatrizes de acne
cicatrizes de acne
Tratar Acne, melasma e cicatrizes de acne para ter melhor qualidade de pele
Dra. Fernanda Duran. Médica dermatologista, com pós Graduação em Laser, Cosmiatria e Cirurgia Dermatológica.
1. Dra, quais são hoje as opções de tratamento para cicatrizes de acne?
Dra Fernanda: “O tratamento de cicatriz de acne ficou por muitos anos sem grandes novidades, restrito ao Laser de Co2 e peelings profundos, que apesar de serem ótimas opções para as cicatrizes não distensíveis e atróficas, melhora muito pouco as distensíveis que são aquelas que formam rugas na face dos pacientes, além de trazerem risco grande de manchas nos fototipos altos (pacientes morenos). Há cerca de 4 anos, houve surgimento de uma técnica nova que a meu ver foi uma grande evolução na forma de tratar cicatrizes de acne através da tunelização dérmica e do uso de agulhas para romper as traves fibróticas dessas cicatrizes profundas associado ao microagulhamento médico, com anestesia tópica e infiltrativa com a finalidade de trocar o colágeno degenerado por um novo e mais firme”.
2. Quantas sessões são necessárias e como é o pós?
Dra Fernanda: “Em média, a maioria dos pacientes fica satisfeito após uma sessão, mas acabam fazendo duas diante da grande melhora das cicatrizes e estímulo de colágeno. Alguns pacientes ficam impressionados pois o resultado final se assemelha a como se tivessem feito preenchimento, tamanha é a renovação de colágeno pelas agulhas. O intervalo entre as sessões costuma ser longo, de 6 meses. O pós operatório exige maiores cuidados quanto ao edema que perdura em torno de 4-7 dias e as equimoses que podem demorar 7-15 dias . Alguns pacientes podem manter eritema por até 30 dias e outros mais morenos algum grau de hipercromia por até 60 dias. Os primeiros resultados já podem ser vistos em torno de 30 dias, embora o melhor resultado é por volta de 4-6 meses”.
3. Existe algo que cure o Melasma? E qual o melhor tratamento na sua opinião para amenizar?
Dra Fernanda: “Sempre digo que apesar de ainda não podermos oferecer a cura, conseguimos evitar com que ele escureça muito e bons resultados para pacientes disciplinadas. O primeiro passo está no uso do filtro solar com filtro físico (com cor) e sua correta reaplicação; depois no evitar exposição solar . Os melhores tratamentos nos meus anos de prática consistem na associação de clareadores manipulados para uso domiciliar com o Microagulhamento médico com Roller, aplicação de clareadores estéreis e aplicação de peelings selecionados, tudo no mesmo procedimento”.