Toxina Botulínica
Reduzir e Prevenir as Rugas de Expressão
Dra. Fernanda Duran. Médica dermatologista, com pós Graduação em Laser, Cosmiatria e Cirurgia Dermatológica.
1. Qual a idade mais adequada para iniciar a aplicação?
Dra Fernanda: “Não há uma idade exata, mas em geral em torno dos 30 anos e principalmente quando a(o) paciente já apresenta linhas de expressão na região da testa, ao redor dos olhos e na região do bravo mesmo sem fazer mímicas. Isso já demonstra uma contração excessiva dos músculos como frontal e orbicular dos olhos e se não forem devidamente relaxados causarão quebras na pele, difíceis e até impossíveis de se tratar com preenchimento ou cirurgia plástica no futuro”.
2. É possível fazer Botox e não ficar com o rosto com aspecto “congelado”?
Dra Fernanda: “Com certeza! O aspecto congelado ocorre quando se aplica a toxina botulínica ou em excesso de unidades ou em pontos mal distribuídos, sem análise da mímica facial de cada paciente. Com as novas técnicas, consigo fazer botox diferente para o gosto de cada paciente, deixando-os sem rugas ou com pouca quantidade e preservando todas as suas expressões. Pois o que desejo é que você esteja bem, mas sem aparência de que fez algum procedimento estético”.
3. Quanto tempo dura o botox?
Dra Fernanda: “Em bula a duração é de 4 meses. Podem ocorrer variações para menos em caso de pacientes que se expõem muito ao sol, fumam, são atletas de alta performance como corridas ou musculação. Algo interessante é que quando os pacientes realizam também procedimentos que estimulam colágeno como preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno há a sensação de maior demora no retorno das rugas. Para manter o efeito de prevenção das rugas costumo realizar nova aplicação de botox nos meus pacientes a cada 6 meses.
4. Tenho Bruxismo, posso tratar com botox?
Dra Fernanda: “ Sim. A toxina botulínica consegue aliviar a pressão exagerada da arcada dentária através do relaxamento e redução da massa muscular do músculo masseter. Além disso, essa redução espessura do músculo pode contribuir para o afinamento facial em pacientes que têm esse alargamento mandibular por esse motivo”.
5. O botox ajuda a tratar também o bigode chinês?
Dra Fernanda: “ Não. Essa é uma confusão muito comum. Na verdade, o bigode chinês se forma ao longo dos anos pela perda de colágeno da região malar ( bochechas) e pelo afrouxamento dos ligamentos faciais que funcionam como cordinhas de sustentação dos músculos e dos fat pads ( bolsinhas de gorduras da face). Para tratar o bigode chinês outros procedimentos estão melhor indicados como a Harmonização facial com ácido hialurônico, Ultraformer 3, bioestimuladores de colágeno, além dos fios de sustentação”.
6. Quem não pode fazer Botox?
Dra Fernanda: “As gestantes pela ausência de estudos nessa população, as pacientes que têm doenças auto-imunes músculo esqueléticas pelo risco de fraqueza muscular como miastenias gravis, doenças auto-imunes em atividade como lúpus, e se houver na época da aplicação na face alguma infecção ativa”.
7. Dra, posso realizar Botox e Preenchimento no mesmo dia?
Dra Fernanda: “Pode sim. Inclusive essa é uma decisão muito comum entre os meus pacientes que têm muitos compromissos e não podem vir muitas vezes ao consultório. Tento otimizar ao máximo a vinda de vocês para termos melhores resultados. O importante ao combinar procedimentos estéticos é sempre ter um profissional habilitado que saiba a ordem correta e respeite a forma de ação de cada procedimento para que vocês não tenham complicações ou redução do resultado. O Ultraformer por exemplo realizo sempre antes da toxina e o preenchimento sempre após o Ultraformer.
8. É verdade que o Botox pode ajudar a reduzir o excesso de suor?
Dra Fernanda: “Sim, é verdade! Ao aplicarmos a toxina botulínica nas axilas ela age bloqueando temporariamente as fibras colinérgicas simpáticas das glândulas sudoríparas que liberam o suor. A duração costuma ser de 8-12 meses e é um excelente tratamento para quando a hiperhidrose é resistente mesmo aos antitranspirantes como os com cloridrato de alumínio”.